Navalmare assina termo de compromisso com o Porto do Recife

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico firmou no dia 09/08, um termo de compromisso com o Estaleiro Navalmare, para implantação de um centro logístico no Porto do Recife, de apoio das cargas destinadas a plataformas offshore. Com previsão de iniciar as operações em setembro de 2012, a empresa desenvolverá trabalhos de instalação, montagem e entregas dos módulos de geração de energia e compressão de gás, destinados aos poços de exploração da camada do pré-sal.

 

Ao todo, os equipamentos que serão montados no Porto do Recife pesam cerca de 220 toneladas e custam 300 milhões de dólares, que correspondem a 600 milhões de reais. A previsão é que toda a operação seja finalizada em novembro de 2014, o que representará para o Porto do Recife um faturamento de cerca de 7,25 milhões de dólares. “Somos um porto em reconstrução e esta operação será ótima para o Recife e para Pernambuco”, afirmou a presidente do Porto do Recife, Marta Kümmer. Participaram também do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amancio, e o diretor técnico da Navalmare, Giovanni Guidugli.

 

Para trabalhar na nova operação, que é inédita no Brasil, a Navalmare contratará 120 pessoas que serão capacitadas por técnicos italianos da empresa. Além dos empregos diretos, a operação gerará 30 empregos indiretos e será investido 20 milhões na instalação da empresa. O diretor técnico, Giovanni Guidugli, reafirmou sua parceria com o Governo do Estado e falou das ações para instalar um estaleiro em Suape, que é o projeto inicial da empresa em Pernambuco. “Escolhemos este estado pelo seu crescimento elevado e pelo grande apoio do governo. Nossa intenção é realizar os dois projetos, aqui e em Suape, em paralelo”, reafirmou Giovanni Guidugli.

 

O Porto do Recife oferecerá para a Navalmare áreas para montagem, estacionamento de veículos de carga, áreas de apoio, porto abrigado, dez berços de atracação, pátios e armazéns alfandegados, equipamentos (guindastes e hitchstacker), operadores portuários pré-qualificados, mão de obra portuária e toda a infraestrutura para a empresa operar, como água potável, gás natural e energia elétrica.