Não é só o consumidor internacional que anda exigente - os brasileiros estão cada vez mais cientes dos seus direitos. Com a chegada das Olimpíadas e da Copa do Mundo de 2014, os meios de hospedagem (MH) devem atender às expectativas do cliente e disponibilizar tudo aquilo quanto é divulgado em seus informes. Com base nesta premissa, um convênio firmado entre o ministério do Turismo - MTur e o Inmetro desencadeou em todo o País uma avaliação em campo para classificar os meios de hospedagem, e o Ipem/PE já deu início às visitas aos estabelecimentos.
O convênio visa certificar, através de um sistema de classificação, o nivelamento com estrelas dos sete diferentes meios de hospedagem do País. São eles: hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart-hotel. Em todo Brasil, quem irá executar as avaliações técnicas serão os Institutos de Pesos e Medidas (Ipems). Este trabalho em campo não se caracteriza como fiscalização. Os técnicos são avaliadores, cujo trabalho ajudará na obtenção de classificação para os meios de hospedagem.
Para isso, o Inmetro realizou um treinamento com os técnicos do Ipem/PE, que deram início às visitas em abril. O primeiro empreendimento visitado foi a Pousada das Galinhas, localizada em Ipojuca. A pousada foi aprovada e, segundo o resultado da avaliação, o estabelecimento deverá receber a classificação de três estrelas, conferida pelo MTur. A técnica da Qualidade Industrial do Ipem, Lúcia Catanho, acredita que, até a Copa do Mundo, a maioria dos meios de hospedagem de Pernambuco deverá ter passado pela avaliação. “Os meios de hospedagem que não possuírem o certificado de classificação não poderão ostentar estrelas”, alerta
Classificação assegurada nos meios de hospedagem
23/07/2012