O programa de certificação Selo Verde, lançado pela Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (Sdec) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Sustentabilidade, Rio+20, no Riocentro, nesta terça-feira,19. O Selo foi criado para identificar as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente.
"Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado visando à ampliação da consciência ecológica, a fim de que Pernambuco venha a ser referência no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade na área empresarial", afirmou o vice-presidente da Jucepe, Bruno Brennand, que está no Rio de Janeiro, onde participará das ações para divulgação do Selo.
"O mundo vive atualmente o desafio de promover o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, queremos distinguir aqueles que estão sendo capazes de produzir fazendo a coisa certa, isto é, por meio de iniciativas que evitem a degradação do meio ambiente", disse. Para ter direito ao selo, a empresa deve inserir em seu contrato social ou estatuto cláusulas expressando o compromisso de realizar gestões voltadas à preservação ambiental.