Autorizada demolição do prédio da Conab

A Dircon – Diretoria de Controle Urbano da Prefeitura do Recife emitiu o alvará de demolição da ruína do prédio da Conab no Porto do Recife, nesta terça-feira, dia 3. A autorização representa o início das obras privadas na construção de um novo cenário para uma das primeiras áreas ocupadas da cidade do Recife, parte do porto. O prédio da Conab faz parte da área que foi arrendada pela empresa Porto Novo Recife para construção de novos edifícios, reforma de armazéns desativados, construção de equipamentos turísticos, centros urbanos e comerciais que contribuirão para modificar cerca de 1.300 metros próximos ao mar. O investimento privado é estimado em R$ 254 milhões.

A Porto Novo Recife tornou-se arrendatária de parte do espaço não operacional do Porto do Recife depois de processo licitatório. A empresa terá responsabilidade de revitalizar as áreas de todos os armazéns portuários ao Sul da Praça do Marco Zero e de mais três armazéns do Cais de Santa Rita. A cidade ganhará um grande polo de lazer, turismo e serviços destinado aos pernambucanos e aos seus visitantes.

“O Porto do Recife devolve à cidade uma área atualmente inutilizada que, no século passado, serviu para geração de riquezas através do comércio internacional e da cabotagem”, comentou Marta Kümmer, diretora presidente do Porto do Recife SA. O novo espaço ganhará função indutora de negócios, atividades voltadas ao entretenimento e ao turismo, na nova economia de serviços, uma vocação do Recife. “Essa parte do porto é reintegrada totalmente à cidade, que voltará a utilizar da melhor forma seu espaço e mantendo a atividade portuária na nova fase do Porto do Recife”, comentou Marta Kümmer.