De 18 a 21 de junho, no Paço Alfândega, Recife, acontece o Encontro Internacional Pernambuco Criativo. O evento, que reunirá debates, grupos de trabalhos e palestras, tem por objetivo discutir oito assuntos ligados à temática do desenvolvimento e consolidar e ampliar as condições para evolução da economia criativa nas cidades pernambucanas e brasileiras.
Na prática, o Encontro está buscando novas alternativas e modelos de negócios que contribuam de maneira sustentável e inovadora para a construção do futuro das cidades, tendo Pernambuco como projeto piloto. “Buscamos alternativas de mobilização, participação e envolvimento da sociedade organizada para gestões sustentáveis. Toda ideia que aponte nesse sentido é bem vinda e será debatida”, explicou Edgar Andrade, da Hub Criativo, agência produtora do evento.
O evento está formatado para três frentes: a Arena de Debates, montada na Praça Central do Paço Alfândega, onde os palestrantes convidados irão expor suas ideias e responder às perguntas dos participantes sobre os diversos aspectos da economia criativa; Grupos de Trabalho, formado por especialistas, moderador, gestores públicos e privados e participantes inscritos discutindo e propondo ações para as temáticas do encontro; e Debates – realizados na Livraria Cultura - com 80 participantes – pautando assuntos complementares aos temas centrais do encontro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.encontrocriativo.com.br. O encontro é voltado para gestores públicos e privados, empreendedores, trabalhadores ligados a cadeias produtivas criativas, estudantes, representantes das universidades e demais interessados no tema. Porém, também serão impactadas as pessoas que circulam no bairro durante o período através das intervenções.
INTERATIVIDADE - Uma série de intervenções interativas descentralizadas irá envolver o público circulante no Recife Antigo, estimulando as pessoas a contribuir com ideias e sugestões. A intenção é transformar o bairro num palco de atividades lúdicas, onde os participantes vivenciarão experiências economicamente criativas. “O Bairro vai ser alçado à condição de Cidade Interativa na qual, além do shopping e da livraria, acontecerão ações em outros quatro locais”, explicou Edgar.
O Encontro Internacional Pernambuco Criativo é uma realização da Hub Criativo e da Fundação Gilberto Freyre, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e patrocínio do BNDES e Chesf.
Fonte: Aponte Comunicação