A Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos para a Indústria, COTEQ 2013, foi oficialmente lançada durante evento realizado em 16/05, no auditório do Campus Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste. A solenidade de lançamento contou com a presença de representantes de instituições de ensino e empresas locais, além dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio; de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão e de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja. A Petrobras foi representada pelo diretor presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes.
“Desenvolvimento tecnológico do setor metalmecânico em Pernambuco” foi o tema da tarde de palestras que marcou o lançamento. O secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Geraldo Julio, participou do encontro e fez questão de destacar a dinâmica de crescimento do estado. “O Brasil vive um momento diferente e Pernambuco tem posição especial nele. Há pouco mais de meia década estamos traçando estratégias para fazer desse momento um legado para o estado”, frisou. “É preciso criar políticas que façam todos aproveitarem o momento que estamos vivendo. Por isso esse evento é tão importante, pois junta num mesmo local academia, setor público e setor privado com o compromisso de atuarem sintonizados, de forma articulada, pelo futuro de Pernambuco”.
A realização da conferência em Pernambuco representa um momento estratégico para apresentar e estabelecer políticas mais claras e eficazes para o setor. “O setor Metal-Mecânico tem se fortalecido muito em Pernambuco. A natureza estratégica com a qual se apresenta no Estado faz com que nos esforcemos para promover maior sinergia entre todos os envolvidos, indústria, academia e Governo”, disse o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja.
A Coteq 2013 acontecerá entre 28 a 31 de maio de 2013, no Enotel Resort, e é organizada pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).