Debate sobre sustentabilidade e economia criativa na Fliporto

“A leitura e a literatura são indispensáveis para o desenvolvimento de ações sustentáveis”. Desta forma, o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, iniciou o debate Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável no espaço Ecofliporto, na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). Além do secretário, participaram do evento, que aconteceu  no dia 16/11, a gerente de segmentos econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Verônica Ribeiro, e o gestor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cristiano Carrilho.

Em suas falas, os gestores abordaram diversos temas e falaram sobre a atuação do governo do Estado para fomentar a sustentabilidade no novo momento econômico de Pernambuco. A chegada de indústrias, um setor tradicional da economia, segundo Xavier não é um contraponto à preservação do meio ambiente e às ações de desenvolvimento social. “O governo está trabalhando para que possamos ter soluções disponíveis para os mais diversos desafios”, afirmou.

Verônica Ribeiro apresentou o programa Pernambuco Criativo e falou sobre o conceito desta vertente econômica, que tem sido um dos focos de atuação da SDEC. Segundo a gestora, estima-se que a economia criativa tenha uma representação de 17% no PIB estadual. “Ela (economia criativa) aproveita o potencial local e tem um olhar especial para a sustentabilidade. Queremos difundir esta forma de empreender, pois ainda não conhecemos todos os negócios criativos que são desenvolvidos do cais ao sertão em Pernambuco”, afirmou.

A 8ª edição da Fliporto aconteceu entre os dias 15 e 18/11 e recebeu em torno de 90 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Em 2013, o tema da festa será a Literatura é um jogo, e explorará a relação entre a literatura e os diversos esportes, especialmente o futebol.