As secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) e a Jucepe vão editar uma cartilha para orientar as empresas que desejarem obter o Selo Verde. O selo é uma marca criada pelo Governo de Pernambuco para identificar as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente.
Além da cartilha, será criado um relatório padrão que precisará ser apresentado pelas empresas. Esse documento deverá conter informações sobre as ações destinadas à preservação ambiental adotadas e servirá de base para validação do selo no final de cada ano.
As deliberações relativas ao Selo Verde foram discutidas em reunião realizada no último dia 15 de fevereiro, na SDEC. Segundo o vice-presidente da Jucepe, Bruno Brennand, também ficou definido, no encontro, que o selo poderá ser outorgado a empresas públicas estaduais. Em razão disso, a Secretaria de Administração (SAD) também passará a integrar o grupo de trabalho que está normatizando a outorga da comenda. As minutas da cartilha e do relatório serão apresentadas em uma nova reunião, no dia 5 de março.
Para ter direito ao selo, a empresa terá que inserir em seu contrato social ou estatuto cláusulas expressando o compromisso da companhia e de seus dirigentes em realizar gestões em prol da preservação ambiental. As companhias que aderirem ao projeto vão receber um diploma de reconhecimento como “Empresa Verde”. Esse título e o respectivo selo poderão ser utilizados em peças promocionais e de propaganda.