Complexo de Suape inicia projeto Porto sem Papel

O projeto Porto sem Papel (PSP), idealizado pela Secretaria dos Portos da Presidência da República (SEP), começará a fazer parte da realidade dos Portos Ode Recife e Suape. O início do plano de implantação do Portal de
Informações Portuárias e do Sistema Concentrador de Dados do projeto prevê a realização de cinco cursos de capacitação para as autoridades portuárias e demais agentes de navegação. O “Seminário Gerencial” foi o primeiro deles e aconteceu na última segunda-feira (26), às 9h30, no auditório do Centro Administrativo do Complexo de Suape.

A ação teve o objetivo de apresentar detalhes do PSP e as principais características do Sistema de Dados, e contou com a presença de representantes da SEP, autoridades portuárias, autoridade marítima, Polícia Federal, Anvisa, VISIAGRO e sindicatos das Agências Marítimas do Estado. A tarde do mesmo dia foi reservada para os treinamentos de gestão de conteúdo do Portal e do sistema de cadastro das informações.

A previsão é que o projeto esteja implantado até o final deste ano. O vice-presidente do Complexo, Frederico Amancio, ressaltou que o projeto é fundamental para a modernização dos portos. “Acredito muito no sucesso desta iniciativa, principalmente se tivermos o apoio e a integração de todos os órgãos envolvidos no processo”. Os treinamentos para cadastrar, operar e gerenciar os dados no Portal começaram no dia 27 e seguem até o dia 29 março. Paralelamente às atividades de capacitação, serão realizadas reuniões técnicas entre os representantes da SEP, autoridade portuária e Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) – órgão responsável pelo desenvolvimento do sistema-, para detalhamento dos sistemas e rotinas existentes nos portos. Para conhecer melhor o funcionamento do projeto, acesse: www.suape.pe.gov.br.