Comitiva com 30 autoridades e empresários do estado de Illinois, nos EUA, chegam à Pernambuco e conhecem a economia do Estado
O Estado de Pernambuco, cada dia mais torna-se um local de oportunidades. Na última semana, uma delegação de representantes do governo e empresários do Estado de Illinois, dos Estados Unidos, chegaram ao Estado para conhecer a economia e proporcionar um intercâmbio de conhecimentos, fechando parcerias com o o poder público e empresas privadas.
Na noite do dia 26/09, a Câmara Americana de Comércio, Ancham, promoveu uma noite de debate no JCPM, com o secretário de desenvolvimento econômico, Frederico Amancio e o Governador do Ilinnois, Pat Quiin. Além da delegação americana, compareceram ao evento diversos empresários brasileiros e autoridades do governo do Estado. Com o objetivo de falar sobre os avanços de seus Estados, Amâncio e Pat Quiin falaram sobre as características de seus estados nas áreas da economia, infraestrutura, educação e tecnologia.
O Illinois localiza-se no centro dos EUA e por isso, possui características diferentes de Pernambuco. Segundo Quiin, como o estado não é litorâneo, o poder público investe em ferrovias e rodovias, com o objetivo de proporcionar para as empresas, ambientes de negócios favoráveis. “ Se você quiser ter uma boa economia, precisa investir em infraestrutura. Estamos investido 43 bilhões de dólares nesta área”, afirmou.
O secretário Frederico Amâncio fez uma apresentação sobre Pernambuco, focado nos novos avanços da economia do Estado. Após apresentar os principais números, Amâncio falou sobre os novos clusters que se instalaram no Estado e apresentou o Complexo Industrial e Portuário de Suape. “Tratamos a sustentabilidade como uma prioridade em Suape. Hoje já nos consideramos um dos portos mais verdes do mundo e em um futuro próximo, almejamos ser o 2º porto em movimentação de cargas do Brasil”, comemorou.
Também no dia 26, Pat Quinn e governador Eduardo Campos, oficializaram acordos de cooperação entre o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Instituto de Tecnologia de Illinois, e entre as universidades federal e estadual de Pernambuco e a Universidade de Illinois. No dia 27, a comitiva visitou o Complexo de Suape e no dia seguinte retornaram aos Estados Unidos.