Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estão realizando uma fiscalização intensificada nos produtos Tmais procurados da Semana Santa. Os fiscais coletam, em supermercados do Grande Recife, vários artigos de Páscoa para a realização de testes periciais no Laboratório de Produtos Pré-Medidos do Ipem. Passam por análises produtos como leite de coco, azeite, creme de leite, sardinhas, atum enlatado e garrafas de vinho. Os exames em bacalhau e ovos de chocolate serão feitos ainda esta semana e devem terminar no próximo dia 4 de abril.
O objetivo da ação é avaliar a gramatura (peso) e a data de validade dos itens examinados. No processo de verificação do peso, a tolerância determinada pelo Inmetro é de até 15 gramas para sólidos e de até 15 ml para líquidos. O presidente do Ipem, José Carlos Guerra, ressalta que a ação não acontece somente em épocas comemorativas. “O trabalho do Ipem é amplo e procuramos, segundo a determinação do Inmetro, fiscalizar todo e qualquer produto comercializado no mercado, durante todo o ano. Quando é um período festivo como a Páscoa, que se aproxima, direcionamos a fiscalização para os produtos
principais da época”, diz.
A técnica do Laboratório de Pré-Medidos, Fátima Leite, dá uma dica ao consumidor que está se preparando para
comprar ovos de chocolate. “Devemos estar atentos ao peso e não ao número do ovo de Páscoa. O peso informado na embalagem refere-se ao chocolate, sem os brindes”, destaca. Caso sejam constatadas irregularidades, o fabricante será autuado e poderá receber punição que vai desde advertência a multas que variam entre R$ 100,00 e R$1,5 milhão. A população pode fazer denúncias através da Ouvidoria: 0800 081 1526.