Prefeituras de 17 municípios assinaram protocolos de P intenção visando à adesão ao sistema Redesim, que permitirá que uma empresa possa ser legalizada em até três dias. Outros oito municípios deverão assinar o documento nos próximos dias. Por meio da Junta Comercial de Pernambuco, o novo sistema, que já está em funcionamento, interligará todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas no Estado. A assinatura do protocolos aconteceu no último dia 22 de março, durante a abertura oficial do I Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ, no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem.
O ENAJ reuniu os presidentes, executivos e técnicos das juntas, que discutiram a criação de facilidades para os usuários nos processos de abertura de empresas. Em seu discurso, Geraldo Julio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, destacou a importância da implantação do Redesim, em um momento em que a competitividade observada nos mercados mundiais exige que as instituições públicas e privadas estejam cada vez mais preparadas a prestar serviços com qualidade e eficiência.
Roberto Arraes, presidente da Jucepe, ressaltou que o Redesim está inserido em um amplo plano de ação que tem como objetivo principal desburocratizar os procedimentos necessários para empreender em Pernambuco. Também como parte dessa estratégia, ele apresentou o novo portal da Jucepe, lançado no dia 29 de fevereiro. O portal permite aos usuários solicitar 720 serviços diferentes, o que, em muitos casos, torna desnecessário o deslocamento até o prédio da Junta.
Cerca de 150 pessoas participaram do ENAJ. Também estiveram presentes na abertura do evento o secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Humberto Ribeiro; o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, João Elias; e o presidente da Anprej, Clodezir Filgueiras.