Ferrovia Linha Sul será restaurada

O governador Eduardo Campos e o diretor pres idente da Transnordestina Logística, Tufi Daher, anunciaram, na tarde desta segunda (30/01), a restauração da ferrovia Linha Sul, que sofreu danos após as enchentes que assolaram o Nordeste em 2010. A linha férrea tem 550 km de extensão e liga o município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, a Porto Real do Colégio, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe.


Para as obras serão investidos R$ 60 milhões, que virão, exclusivamente, dos recursos da Transnordestina Logística. Segundo Tufi, a empresa está apostando no grande potencial da linha para o transporte de cargas. “Transportaremos álcool e açúcar, principalmente, e combustível, minerais, cimento, além de participar do aumento crescente da movimentação de cargas do Porto de Suape”, afirmou. Três pontes serão reconstruídas e serão feitos serviços de drenagem e terraplenagem, troca de trilhos e dormentes e limpeza da linha em 380 dos 550 km da extensão total.

Segundo a empresa, nos primeiros três anos, a ferrovia poderá transportar até 1,5 milhões de toneladas/ano. Para o governador Eduardo Campos, “a Linha Sul terá um papel fundamental na dinâmica do desenvolvimento do Estado”. Em Pernambuco, as obras passarão pelos municípios de Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco, Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá e Palmares – todos na Mata Sul – além de Canhotinho, no Agreste Meridional, somando 150 km de extensão, 100 dos 350 pontos que foram danificados e 25 milhões em investimento.

História – A Ferrovia Linha Sul, também chamada Cabo-Propriá, é uma das principais ligações da região Nordeste com a Sudeste. Em 2000, após uma enchente, a linha foi danificada, e em 2007 a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), iniciou a primeira recuperação. Em julho de 2010, a Transnordestina Logística (ex-CFN) finalizou a obra, porém novas enchentes afetaram a ferrovia mais uma vez. Agora, em janeiro de 2012, após negociações com o Ministério dos Transportes, a empresa anunciou a segunda restauração, com um prazo de seis meses para a entrega.