A partir de agora, designers pernambucanos terão a oportunidade de fortalecer suas marcas e receber
consultoria completa nas áreas de moda e gestão. AAtravés de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a PetroquímicaSuape, o Estado ganha o Centro Cultural José Ermírio de Moraes, um novo equipamento cultural que irá desenvolver atividades relacionadas à moda. O espaço abrigará o Centro de Referência da Moda, onde empresas e designers poderão participar de um programa de incubação, cujo edital foi lançado oficialmente no dia 01/12, durante o evento "Quintas da Moda", no campus da UFPE-Caruaru.
Segundo a gerente de segmentos econômicos da SDEC, Verônica Ribeiro, o local estará adaptado para acolher designers e micro e pequenas empresas cujo foco seja a moda, em suas diversas possibilidades. O programa durará dois anos e começará em junho de 2012. “A incubadora se constitui de um mecanismo que estimula a criação e o desenvolvimento das empresas e profissionais, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor. Também atua para agilizar e facilitar o processo de inovação tecnológica e na construção de
redes de relacionamento”, disse. Neste primeiro projeto piloto, serão abertas 22 vagas, sendo sete para residentes e 15 para semi residentes. O edital será publicado no dia 10/12 e as inscrições acontecerão de 15/12/11 a 28/02/2012. A divulgação dos ganhadores acontecerá no dia 22 de junho do próximo ano.
O presidente do Núcleo da Cadeia Têxtil e de Confecções, Edilson Tavares, afirmou que o polo têxtil precisa ter foco na
produção de moda com agregação de valor, e não na fabricação em grande escala. “Precisamos dar enfoque ao conhecimento e à qualificação da mão de obra. O programa de incubação e o Centro de Referência da Moda tem esta finalidade, e ajudará os novos profissionais a mudar a atual realidade”.
SDEC lança edital de incubação de designers
16/01/2012