Discutir oportunidades de investimento na região do Complexo Industrial Portuário de Suape, em particular nas áreas de petróleo, gás e biocombustíveis. Este foi o foco principal do Pernambuco Petroleum Business 2011 (PPB), encontro internacional de negócios que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, no Enotel Resort & Spa Porto de Galinhas. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
A segunda edição da feira contou com a participação de cerca de 40 empresas e a presença de mais de 800 pessoas. Com uma diversificada programação, os congressistas tiveram a oportunidade de participar de palestras, seminários, rodadas de negócios, além de visitar os estandes de grandes empresas que expuseram no local. O desenvolvimento e as oportunidades de negócios oferecidas por Pernambuco e, em especial, pelo Complexo de Suape foram destaques no evento.
O presidente do IBP, João Carlos de Luca, ressaltou a importância da indústria do petróleo para o crescimento econômico do país. “O setor do petróleo e as áreas relacionadas são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento brasileiro nas últimas décadas e Pernambuco soube aproveitar esse momento positivo para crescer também”, disse.
Para o vice-presidente do Complexo de Suape, Frederico Amancio, é notória a atenção dada pelo Governo de Pernambuco na consolidação de um ambiente favorável, visando à chegada de cada vez mais empreendimentos: “Nosso objetivo não é a simples atração de empresas, mas sim a prospecção de uma cadeia produtiva, que possa dar suporte a esse crescimento. Por isso a importância do Fórum Suape Global, por exemplo, que busca fortalecer toda uma infraestrutura”.
Protocolos de Intenções – O encerramento da segunda edição do Pernambuco Petroleum Business 2011 foi marcado pela presença do Governador do Estado, Eduardo Campos, na assinatura de um protocolo de intenções entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e a empresa italiana Navalmare s.r.l., que pretende fabricar estruturas offshore, como plataformas e decks. Foi assinado, ainda, um termo de compromisso para implementar um programa de qualificação profissional, visando às necessidades técnicas de desenvolvimento e implantação de projetos estruturadores no entorno de Suape. Além disso, o governador também assinou um protocolo de intenções entre o Governo e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) para a implantação do primeiro Centro de Certificação Profissional do Estado.
Navalmare - Em uma área de 10,5 hectares, a italiana Navalmare vai investir R$ 250 milhões para a instalação de seu primeiro estaleiro no Brasil. A nova empresa fornecerá todos os tipos de estruturas offshore, como módulos de alojamentos e de compressão de ar, monobóias, decks, plataformas, entre outros, e deve consumir mil toneladas de aço por mês. A expectativa é que o empreendimento, cujo prazo de implantação é de até três anos, gere 800 novos postos de trabalho em sua operação. A Navalmare atua no setor de construção naval desde 1979 e também opera nos segmentos de transporte de gás e usinas geradoras de energia. Além do Estaleiro Atlântico Sul, já em operação, o Complexo de Suape deve sediar o Promar e CMO.