Pernambuco recebeu, nos dias 19 e 20/10, representantes do Reino Unido da área de cultura e educação para participar de reuniões e atividades com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Secretaria de Cultura/Fundarpe, Fundação Joaquim Nabuco, UPE, entre outras instituições. A visita teve como objetivo estreitar a relação entre Pernambuco e aquele país, firmando novas parcerias que resultarão em ações a serem executadas em 2012 e 2013, ano nacional do Reino Unido no Brasil.
A programação teve início na manhã do dia 19/10, com uma visita da curadora do programa inglês Transform, Jude Kelly, ao Porto Digital, para conhecer o projeto de economia criativa Porto Mídia. Em seguida, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, reuniu-se com o governador Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas. À tarde, todos assistiram a apresentações de showcases nas áreas de Games, Moda, Teatro, Dança, Audiovisual e Música.
Na manhã do dia 20/10, alguns representantes do Governo participaram de um café da manhã com a curadora Jude Kelly. Promovido pelo British Countil (conselho inglês), o encontro teve o objetivo de identificar oportunidades de criação, co-produção e promoção entre instituições e produtores locais. “Pernambuco e Recife são vistos como lugares dinâmicos no que diz respeito à cultura. A construção de parcerias já faz parte do processo criativo”, afirmou Jude. A Economia Criativa foi um dos temas discutidos na ocasião. Recentemente, o governo de Pernambuco instituiu um grupo de trabalho com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura e do Porto Digital a fim de desenvolver atividades estratégicas relacionadas ao segmento. “Temos um desafio. Preservar o que é bom, mudar o que é necessário e maximizar as oportunidades de diálogo”, disse a curadora.
A visita faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo Governo do Estado, através da SDEC, para incentivar a economia criativa, que utiliza a produção cultural como mercado de consumo e produção, agregando valor aos produtos produzidos. “O governo é indutor deste desenvolvimento que já está instalado. Precisamos descobrir a dinâmica do setor, focando na democratização e na inclusão social”, afirmou Verônica Ribeiro, gerente de segmentos econômicos da SDEC.
Programa Transform
O programa inglês Transform será lançado em outubro de 2012 (após término das Olimpíadas Culturais no Reino Unido) e fará temporada de seis meses em diversas cidades do Brasil. Consistirá em uma série de grandes exposições, espetáculos e festivais que visam à construção de vínculos culturais de longo prazo entre indivíduos, instituições e governos dos dois países.