Na contramão do processo de desindustrialização vivenciado no Brasil e no mundo, Pernambuco segue ampliando seu portfólio de fábricas. Prova desse processo está na agenda cumprida no dia 17/10 pelo governador Eduardo Campos. Numa única tarde, Eduardo prestigiou a ampliação da unidade industrial da Norship Metal e a inauguração da fábrica da Pernambuco Industrial. As solenidades aconteceram nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e no Complexo de Suape, Região Metropolitana do Recife.
Na passagem pelas duas fábricas, Eduardo destacou a retomada da industrialização vivenciada pelo estado, fruto do “roteiro traçado” no Plano de Governo elaborado em 2006. “Nós sentimos aqui o efeito do olhar estratégico que Pernambuco tem feito para se posicionar nos setores da economia onde vamos ter um conjunto importante de investimentos nos próximos anos”, explicou, ao lembrar que a participação da indústria no PIB do estado contava com índices abaixo de 20%, e chegará a 2014 com cerca de 30%.
Secretário de desenvolvimento econômico, Frederico Amancio disse que a inauguração das duas unidades industriais carrega o “simbolismo do crescimento do estado”. O início da operação das duas fábricas também vai contribuir para a geração de emprego e renda em Pernambuco. Juntas, as unidades vão gerar 550 novos postos de trabalho.
Norship - A metalúrgica fabrica equipamentos, acessórios e caldeiras para atender a indústria naval e de offshore, além dos setores de óleo e gás. Com a expansão do parque industrial da Norship, os empreendedores Jorge Ferreira e Reiqui Abe esperam, nos próximos seis meses, dobrar a capacidade de produção de aço industrializado de 250 para 500 toneladas/mês. ´
Com a expansão, a empresa passa a contar agora com dois grandes galpões de fabricação e montagem. O investimento de R$ 8 milhões na ampliação da unidade também vai dobrar a oferta de empregos, que saltará de 250 para 400, além de 80 empregos indiretos. A Norship iniciou suas atividades em 2010 com apenas 40 colaboradores. Cerca de 95% do quadro de funcionários da empresa é composto por trabalhadores da localidade.
Pernambuco Industrial - O foco da empresa, que ocupa uma área de 12,6 hectares, é a produção de estruturas pré-fabricadas de concreto. Com investimentos da ordem de R$ 55 milhões, a Pernambuco Industrial trabalha com um mix de estruturas pré-fabricadas que compreende a produção de estacas centrifugadas, lajes alveolares, painéis alveolares, vigas protendidas e armadas, além de pilares e peças especiais. A meta da Pernambuco Industrial é conquistar 40% do mercado de produtos pré-fabricados de concreto, produzindo cerca de quatro mil m3 de peças por mês. A inauguração da empresa vai gerar 300 novos postos de trabalho.