Na noite da última terça-feira (08),foi dada a largada oficial para a ExpoIdeia 2.0. A descontraída cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura, Instituto Ideação, Delta Zero, Prefeitura do Recife, Cia de Eventos e Governo dePernambuco, além do artista plástico Paulo Brusky, convidado especial. A feira,que está em sua segunda edição, pretende ser palco de discussão de conceitos epráticas inovadoras.
A secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) participa do evento com a promoção de rodadas de negócios,oficinas e palestras voltadas para a economia criativa. O secretário executivo de Desenvolvimento de Negócios, Roberto de Abreu e Lima, representante do governona abertura, lembrou que, além das políticas públicas para a atração de empreendimentos, a secretaria também aposta na economia criativa.“Reconhecemos o potencial da economia criativa e nada mais justo do que estarmos presentes na ExpoIdea, divulgando nossas ações. Formamos aqui um conjunto deforças (iniciativa privada, setor público e terceiro setor) para desenvolver esse mercado”, finalizou Abreu.
Sob os eixos “Tecnologia, cultura e sustentabilidade”, a ExpoIdea 2012 é um espaço de divulgação de ações e propostas da iniciativa privada, setor público e do terceiro setor que primem pela economia criativa e seus desdobramentos. A feira prevê quatro espaços deatividades de conteúdo com palestras e oficinas, além de exposições, shows e uma mostra de cinema. Entre os destaques está o debate sobre “Transformações possíveis”, com a participação dos cantores Crioulo e Cannibal, e a mostraespecial de cinema de Eduardo Coutinho.
Durante os cinco dias de feira, a SDEC vai promover três rodadas de negócios e mediar palestras sobre moda,economia verde e empreendedorismo. A secretaria também estará à frente dediscussões sobre o projeto Recicla, a implementação do PE Criativo e sobre agovernança em arranjos produtivos locais. Também discutirá a copa orgânica esustentável, debaterá os mecanismos de apoio a Startups no Brasil, fará umapreparação para o projeto Pernambuco Criativo e participará de workshoppromovido pelo British Council.