Economia, inovação, tecnologia da informação, criatividade. Temas que fazem parte da rotina dos empreendedores criativos e que foram abordados do I Curso de extensão Economia Criativa e suas potencialidades, nos dia 11 a 15/03. Dentre estudantes, empresários e artistas, 50 pessoas participaram de debates e palestras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em torno desta temática. Como palestrantes os principais nomes da cena atual, representantes do poder público, dos empresários e da academia.
Com um conceito novo e ainda em construção, o governo e os acadêmicos ainda estudam e definem os parâmetros sobre o que é a economia criativa e quais manifestações culturais se enquadram neste conceito. Em 2011, o Ministério da Cultura abriu em uma de suas frentes a Secretaria da Economia Criativa, e lançou um programa definindo as diretrizes do que para o poder público, se enquadra neste novo setor da economia. “No Brasil o conceito de economia criativa é muito novo, datado em 2004. Ainda teremos muitas discussões sobre quais setores culturais fazem parte e qual o papel da tecnologia da informação e comunicação, na inovação”, afirmou a professora da UFPE, Isabela Morais.
Em Pernambuco, desde 2010, o Programa Pernambuco Criativo alinhado com o programa federal, foi lançado e tem sido colocado em prática no Estado. A Gerente Geral de Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e palestrante do curso, Verônica Ribeiro, expôs para os alunos quais ações o estado está desenvolvendo para fomentar o setor criativo. Um deles é o lançamento de equipamentos culturais no eixo Recife-Olinda, como o Marco Pernambucano da Moda, que tem previsão de abertura em maio deste ano e o Centro Cultural Museu Luiz Gonzaga, que será lançado no aniversário do cantor Luiz Gonzaga, em dezembro próximo. “Estamos investindo em infraestrutura para fomentar ainda mais a inovação”, afirmou a gestora.
Além de Verônica e Isabela, o curso contou com nomes como Carina Calixto e Manoela Costa (UFPE), Francisco Saboya (Porto Digital), Leonardo Salazar (Sebrae), Germana Uchoa (Espaço Garimpo). O curso foi promovido pelo departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE, (DHT-UFPE).
Economia criativa é tema de curso na UFPE
25/03/2013