Encontro Criativo reúne empreendedores culturais

Nos dias 12, 13 e 14/12, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Cultura e Fundarpe promoveram o Encontro Criativo, no Teatro Hermilo Borba Filho. Com inscrições esgotadas em menos de dois dias de divulgação, o evento reuniu mais de 120 empreendedores culturais e gestores para discutir o segmento da economia criativa e debater com renomados palestrantes soluções e propostas para alavancar este setor da economia.
Em formato de arena, o evento permitiu que o público interagisse com os convidados, num animado bate papo. No centro das discussões, estiveram assuntos como o consumo e demanda de produtos culturais; inclusão e diversidade; exemplos de ações em desenvolvimento no Estado; formas de fomento, sustentabilidade e financiamento; além de estímulo da cultura empreendedora e sua profissionalização.
A secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, esteve presente no segundo dia do evento e apresentou um panorama do setor no Brasil. Segundo ela, a economia criativa representou, em 2010, uma participação de 2,84% no PIB nacional e mais de 10% dos empregos formais brasileiros. A secretária mostrou também o programa nacional da secretaria. “Somos uma secretaria que pensa o novo”, afirmou. “O que aprisiona o empreendedor criativo é o isolamento, por isso, queremos unir. Se conseguirmos isso, já será ótimo”.
Na ocasião, foi assinado um convênio entre o Estado e o Ministério da Cultura, para a instalação do projeto Criativa Birô, que conta com investimento federal de R$ 3 milhões e previsão de início em 2012. O projeto, que é pioneiro em Pernambuco e nos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, visa dar atendimento, apoio e capacitação aos profissionais e empreendedores culturais. Além de uma unidade fixa localizada no Recife, o Criativa Birô terá uma unidade itinerante, que passará por todas as regiões do Estado.
A gerente de segmentos econômicos da SDEC, Verônica Ribeiro, fez a palestra de encerramento do evento, e falou sobre as políticas públicas que o Estado já vem desenvolvendo. Na ocasião, ela apresentou o Pernambuco Criativo, “programa de articulação, fomento e estímulo ao desenvolvimento das cadeias produtivas criativas”, que envolve um plano de ações para os anos de 2012 a 2015. “A economia criativa é meta desta gestão. Queremos expandir e fomentar ainda mais as ações para este setor”, assegurou.