Governo de Pernambuco promove seminário sobre desenvolvimento da cadeia nacional de bens e serviços da Petrobras

Na tarde desta segunda-feira, 21, empresários, parceiros, representantes de municípios pernambucanos e de entidades da administração direta e indireta estaduais reuniram-se no seminário “Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras”, promovido pelo governo de Pernambuco, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com a Petrobras e a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

O evento aconteceu no salão das bandeiras do palácio do Campo das Princesas. Compondo a mesa, estavam o governador Eduardo Campos, o senador Humberto Costa, o prefeito do Recife João da Costa, o secretário de desenvolvimento econômico estadual Geraldo Julio, o presidente da Federação das indústrias de Pernambuco (FIEPE) Jorge Corte Real e o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielle, além de Carlos Macedo, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A realização de seminários faz parte de uma ação que a Petrobras está empreendendo em dez estados brasileiros, cujo propósito é sensibilizar governos, empreendedores e demais parceiros para a necessidade de capacitar e melhorar a gestão de toda a cadeia produtiva que compõe a rede de petróleo e gás no Brasil. A criação, em 2009, da “Rede de Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras” foi uma iniciativa do ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão; Petrobras; Fundação Nacional da Qualidade e Movimento Brasil Competitivo.

Jorge Côrte Real, na fala de abertura do seminário, destacou a proatividade do governo de Pernambuco no que diz respeito ao estabelecimento de parcerias para ampliar a empregabilidade da mão de obra local. Após um breve pronunciamento de Carlos Macedo, Sérgio Gabrielle iniciou sua palestra, voltada principalmente para empresários que buscam se capacitar para fornecer para a cadeia de petróleo e gás que está se estruturando no estado. “Até 2014, a Petrobras planeja investir 224 bilhões de dólares e construir cinco novas refinarias no Brasil. Essa é uma oportunidade única para que as indústrias locais passem a fornecer para a empresa. A Petrobras garante que vai comprar, que tem condições de comprar. O empresariado, no entanto, precisa investir, com visão de longo prazo”.

Segundo Roberto Abreu, secretário executivo de gestão do desenvolvimento da SDEC, o governo de Pernambuco deverá sair na frente na captação de parcerias junto à rede, pois conta com uma série de projetos já desenvolvidos com este fim. “O objetivo do seminário foi apresentar aos parceiros, sejam eles já fornecedores da cadeia ou não, caminhos para a ampliação da competitividade e melhoria dos seus processos de gestão, a fim de potencializar ao máximo esse fluxo. O governo de Pernambuco tem todo o interesse em promover ações desta natureza”.  Ainda de acordo com Roberto, quanto mais os fornecedores estiverem adequadamente capacitados, mais as cadeias produtivas locais terão condições de se desenvolver, com repercussão em todo o território estadual.

O seminário apresentará a aproximadamente 100 convidados algumas orientações acerca das melhores práticas que fornecedores de bens e serviços desta cadeia devem implantar em suas empresas para potencializar seus negócios. Ao final do evento, que está previsto para terminar às 18h, Eduardo Campos e Sérgio Gabrielle concederão entrevista coletiva.