A fábrica de chocolates e sucos da Kraft Foods é inaugurada em Vitória

A Kraft Foods inaugurou oficialmente ontem (03/05), em Vitória de Santo Antão, sua sexta planta, no Brasil. Foram investidos R$ 100 milhões e gerados 600 empregos diretos na fábrica, que começou neste mês a produzir os sucos Tang e Fresh, e os chocolates Bis e Lacta. A cerimônia reuniu em torno de 400 pessoas, dentre autoridades, convidados e os novos empregados da empresa.  No momento, além da inauguração, também foi anunciado e assinado um protocolo de expansão do local, que terá investimento adicional de R$ 50 milhões.
 
Estiveram presentes na inauguração o Governador de Pernambuco Eduardo Campos, o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, o Secretário Executivo Roberto Abreu, o Presidente da AD Diper, Márcio Stefani, o Prefeito de Vitória de Santo Antão, Elias Lira, o Presidente da Kraft Foods América Latina, Gustavo Abelenda, o Presidente da Kraft Foods Brasil, Marcos Grasso, o Presidente da Kraft Foods Norte & Nordeste, André Vercelli, dentre outras autoridades.
 
O Secretário Geraldo Julio visitou a fábrica juntamente com Eduardo Campos, e na cerimônia falou sobre a proposta de sustentabilidade que a empresa aplicou na planta de Pernambuco. “Dentro da fábrica vi muitos certificados com validade internacional que comprovam a real preocupação da Kraft com o meio ambiente. Precisamos ter um desenvolvimento com foco também na sustentabilidade”, afirmou.
 
A empresa, através de capacitações, empregou principalmente jovens sem experiência, residentes da própria cidade de Vitória de Santo Antão. Renata Priscila e Douglas Ferreira, 19, são exemplos de que a população local se tornou parte ativa no desenvolvimento. Ambos passaram pela Universidade de Alimentos, uma parceria da Kraft e Senai, que capacitou, só em 2010, 1200 pessoas. Hoje, eles estão trabalhando na fábrica de sucos. “É um mundo diferente. Temos oportunidade e voz. A fábrica é 100%!”, contou Douglas.
 
O Governador Eduardo Campos falou do processo de crescimento que o Brasil e Pernambuco viveram nos últimos anos. Segundo ele, a realidade de total desigualdade, que por muito tempo imperou no país e no Estado, agora está mudando. Os empregos para a população de Vitória, na Kraft Foods, demonstram este fato. “Para quem dizia que as vagas das empresas não ficariam para as pessoas de Pernambuco, é só entrar na Kraft e ver 600 pessoas de Vitória de Santo Antão trabalhando”, afirmou.
 
Logo após o momento da inauguração, todos puderam conhecer a estrutura da nova fábrica. A previsão é que, em meados de 2012, a nova etapa que produzirá o biscoito Club Social seja entregue.