Fiat anuncia polo automotivo em Goiana

O governador Eduardo Campos, o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Bellini, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, anunciaram na manhã desta terça-feira (09), em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas, a conclusão dos estudos da empresa para instalação de sua unidade industrial no município de Goiana, na Mata Norte do estado. “Hoje é dia de comemoração. Esse processo foi iniciado em dezembro de 2010 quando o governador Eduardo Campos assinou um protocolo de intenções que previa um polo automobilístico no Estado”, lembrou o secretário Geraldo Julio.

Prevendo sua instalação em Goiana, a Fiat expandiu seu projeto original, incrementando os investimentos e capacidade de produção da nova fábrica. O acionamento da linha de produção está previsto para o início de 2014. “Toda vez que falo dessa fábrica fico emocionado. A Fiat começou em Minas Gerais numa época em que esses investimentos só eram feito em São Paulo”, explicou Bellini, presidente da empresa. “Vencemos aquele desafio e a fábrica de Betim é hoje uma das maiores fábricas do mundo, produzindo um automóvel a cada 20 segundos. Agora estamos dando um novo passo. Em 2014 queremos ter uma fábrica com o que houver de mais moderno em tecnologia automobilística e Pernambuco nos oferece as condições necessárias para isso”, concluiu o presidente.

A decisão da Fiat em ampliar sua presença no Estado decorre do cenário favorável de mercado para os próximos anos, que prevê expansão de vendas de automóveis e comerciais leves em todas as regiões do País, com destaque para o Nordeste. Além disto, o novo projeto da empresa tornou-se possível porque a fábrica estará localizada em uma área contínua que comportará todo o polo automotivo projetado, composto pela fábrica de automóveis, parque de fornecedores de primeiro nível (sistemistas), centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas.

Com 14 milhões de metros quadrados em área contínua, o terreno está situado no município de Goiana, na Zona da Mata norte de Pernambuco. Está situado a 80 metros acima do nível do mar e oferece condições topográficas favoráveis ao empreendimento. Assim, a fábrica da Fiat em Pernambuco já nasce maior e mais integrada, como centro de um polo automotivo que poderá expandir-se através da formação de um segundo parque de fornecedores, em terreno à parte, com área de 1,4 milhão de metros quadrados e situado entre os municípios de Recife e Goiana. A Fiat também manterá um centro logístico em Suape, que continuará a ter importância estratégica para o projeto.