Técnicos do Ipem passam por treinamento de combustível

Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE) passaram por treinamento para fiscalização de Serviço de Armazenamento Subterrâneo de Combustível – SASC.  O encontro reuniu técnicos das regiões Norte-Nordeste, contemplando estados como Paraíba, Amazonas, Pará, Acre, Cuiabá e Bahia. As aulas teóricas e práticas ocorreram entre os dias 04 e 07 deste mês.

Os SASC são tanques armazenados em postos de combustíveis para guardar o produto. De acordo com a técnica da Qualidade Industrial do Ipem, Lúcia Catanho, esses tanques têm que ser certificados pelo Inmetro. Além disso, alguns de seus componentes precisam possuir a certificação compulsória, bem como as empresas que realizam os serviços de instalação e retirada de tanques.  O Inmetro possui uma cartela de selos de certificação e um deles é o selo de “segurança ambiental”, o qual se encaixa nesse campo de fiscalização.

As aulas teóricas foram ministradas no auditório do órgão, no Recife.  O treinamento prático foi realizado em empresas, obras e representações de componentes. Após o curso, os técnicos irão fiscalizar as obras em andamento nos postos de combustível, e no momento da fiscalização será feita a inspeção dos tanques, além de uma visita à empresa responsável pela obra.

“O aproveitamento do treinamento foi excelente.  As fiscalizações vão trazer benefícios para a toda a sociedade, principalmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente. O grande objetivo é evitar vazamento de combustível para o solo, ou seja, a degradação ambiental”, completa Lúcia Catanho.