Intensa movimentação de visitantes no segunda dia da Fenearte

Após a prestigiada abertura da Fenearte na última sexta-feira (01) com um público de cerca de 20 mil pessoas, um fluxo intenso de visitantes e uma grande movimentação nos mais de 800 espaços fez parte do cenário da Fenearte neste sábado (02). O segundo dia da Feira foi marcado pelo início da Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, além da estreia da Passarela Fenearte apresentando a força da união entre moda e artesanato.

RODADA DE NEGÓCIOS - Mais um ano os artesãos têm a oportunidade de fechar excelentes negócios na Fenearte. A Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae começou nesse sábado (02) e segue até a próxima segunda-feira (04) reunindo lojistas e aqueles que produzem o artesanato, sempre das 14h às 20h.

Ao todo, são 23 os lojistas participantes, interessados em parcerias e relações comerciais orientadas pelo Sebrae. São Paulo, Brasília, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco são os estados-origem desses empresários.

A dinâmica é a seguinte: Após visita pela feira, cada um deles indica os produtos pelos quais se interessaram e os artesãos são convidados para as negociações que acontecem no espaço da Rodada  no mezanino do Centro de Convenções, onde também podem ser obtidas mais informações. A cada dia, são realizados, no mínimo, 138 encontros entre empresários e artesãos.

PASSARELA FENEARTE - A abertura da Passarela Fenearte aconteceu no final da tarde deste sábado (02) com dois desfiles produzidos pelos alunos da Faculdade Boa Viagem e pelo estilista Paulo Ricardo, respectivamente.
 
O primeiro desfile apresentou a coleção De Viúva a mocinha todos tem uma gracinha, em homenagem à obra do cordelista e xilografista José Costa Leite.  Com vestidos da linha festa, os alunos da FBV apresentraram uma bem-sucedida união entre o artesanato e o glamour noturno demonstrado em coquetail-dress e longos completos.

Macramê em fios encerados de couro, escamas de peixe, tecidos com brilho, transparências, decotes, dorsais e drapeados deram o tom do desfile que circulou pelo preto, branco, azul cobalto, lilás e lavanda.
 
Já o segundo desfile, de Paulo Ricardo, baseou-se em bordados manuais conduzidos pela mãe do estilista em parceria com a Associação de Bordadeiras de Surubim e teve como proposta o universo do Loré. Texturas e tecidos diversos como o algodão, cambraias, crepes e cetins compuseram uma harmoniosa unidade de tons e formas leves própria para o verão do nordeste.

Destaque também para a aplicação de flores confeccionadas em tecidos e cianinhas e algumas peças feitas totalmente à mão, em uma técnica antiga conhecida como Agulha Grossa.

Neste domingo (03), desfilam pela Passarela Fenearte a Faculdade Maurício de Nassau e a Bicho de Seda a partir das 18h.
 
SHOWS - Na Praça de Eventos Marinês e sua Gente, os visitantes prestigiaram as atrações do dia: Serenata Luar de Olinda, Arlindo dos Oito Baixos, Pecinho e, fechando a noite, Maciel Melo. Amanhã, o público poderá conferir a  apresentação do Grupo de Dança Ooya Dmandewa, tribo Fulni-ô, além dos shows  da Orquestra 100% Mulher, que sobe ao palco Mestre Salustiano às 16h, seguida pela Benil Ramos. Irah Caldeira encerra a programação do final de semana.