Governo anuncia instalação da maior termoelétrica do mundo em Suape

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou nesta terça-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, um protocolo de intenções com a Star Energy Participações, do Grupo Bertin, para a instalação de Unidade de Geração de Energia Termelétrica e Terminal de Armazenagem de Granéis Líquidos, no Complexo de Suape. O Grupo, que ganhou em 2008 o leilão para fornecimento de energia, investirá R$ 2 bilhões para a construção do empreendimento, que tem previsão de ser entregue em 2013.
A Termoelétrica será a maior do mundo em seu segmento, com capacidade de gerar 1.452 MW (megawatts) por hora. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, no último leilão feito pela Aneel, 51 empresas foram contempladas, e juntas produzirão em torno de 2000 MW, fato que demonstra a grandeza do empreendimento. “Estamos consolidando o polo de produção de energia, tornando o Estado ainda mais competitivo”, afirmou. O Governador Eduardo Campos também destacou a importância deste investimento. “Pernambuco cresce e precisamos de energia para sustentar este crescimento. Ter a Star Energy aqui traz segurança aos empresários que querem crescer junto conosco”, afirmou.
A Termelétrica se localizará no município do Cabo de Santo Agostinho, e o Terminal de Armazenagem, em Ipojuca. Serão gerados 500 empregos diretos e dois mil indiretos, além de quatro mil na construção civil, durante a execução da obra. Eduardo Campos falou também sobre a contribuição que empresa trará para o Porto de Suape, já que o Terminal de Armazenagem poderá abastecer outros navios com combustível e permitirá a movimentação de outros insumos, ampliando a capacidade de armazenagem do Polo de Granéis Líquidos em Suape.
 Também estiveram presentes na solenidade o Secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco de Almeida, o Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Cabral de Oliveira Filho, o Prefeito de Ipojuca, Pedro Serafim, O Diretor da Star Energy, Fernando Antônio Bertin, entre outras autoridades.