As secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) lançaram o Selo Verde, certificação que tem o objetivo de identificar as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente no Estado.
O lançamento ocorreu em solenidade realizada no dia 17/11, no auditório do JCPM Trade Center, e contou com a participação do secretário Meio Ambiente, Sérgio Xavier, do presidente da Jucepe, Roberto Arraes, do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Antônio Barbosa, além de lideranças empresariais e políticas.
“A criação do selo tem o objetivo de contribuir para a ampliação da consciência ecológica, a fim de que Pernambuco venha a ser referência no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade na área empresarial”, afirmou o presidente da Jucepe, Roberto Arraes. Para o secretário Sérgio Xavier, o mundo vive atualmente o desafio de promover o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, ele destaca que é possível ter lucro fazendo a coisa certa, por meio de iniciativas que evitem a degradação do meio ambiente.
Para ter direito ao selo, a empresa terá que inserir em seu contrato social ou estatuto cláusulas expressando o compromisso da companhia e de seus dirigentes de realizar gestões voltadas à preservação ambiental. Entre essas ações, poderão figurar o consumo de energia renovável, o uso sistemático de materiais recicláveis e a ampliação do controle de emissão de poluentes, entre outros.
As companhias que aderirem ao projeto vão receber um diploma de reconhecimento como “Empresa Verde”. Esse título e o respectivo selo poderão ser utilizados em peças promocionais e de propaganda. As comendas serão entregues em cerimônia realizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Jucepe.
Selo Verde identifica empresas com gestão sustentável
23/11/2011