Pernambuco receberá consultores do Banco Mundial

No próximo mês, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), em parceria com o Banco Mundial (Bird) e a Agência de Promoção da Exportação (APEX), realizará, através da contratação de consultoria, estudos dos potenciais do Estado no setor de energias renováveis, com ênfase nas energias eólica e solar. O trabalho começará no dia 05/09 e irá até 07/10. Participarão representantes da AD Diper, Porto de Suape, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SHRE), Impsa Wind e Fiepe.
A parceria do Estado com o Banco Mundial começou através de um projeto de treinamento com os técnicos da SDEC, tendo como foco as melhores práticas de atração de investimentos estrangeiros - IED. “No treinamento, foi identificada a necessidade de investir nas energias renováveis, já que Pernambuco tem um grande potencial no setor”, afirmou o Gerente de Segmentos Econômicos da SDEC, Saul Mendonça. Além de Pernambuco, o projeto também foi implantando no Pará, e por isso os estados tornaram-se pioneiros neste tipo de ação.
A equipe do Banco Mundial contratou a IBM Usina Location International (IBM-PLI) e seus consultores Maria Rosaria Bronzino (Itália) e Roel Spee (EUA). Segundo o Bird, o objetivo do estudo é avaliar o potencial do Estado para atrair empreendimentos na área de energias renováveis e fornecer insumos para uma estratégia de promoção de investimentos. De acordo com Saul Mendonça, o projeto ajudará o governo a agir de forma proativa para a atração e expansão de mais empresas deste segmento.
Feira – uma equipe formada por integrantes da SDEC e da SRHE participará da Conferência Brasil Windpower, no Rio de Janeiro, de 31/08 a 02/09, com o objetivo de atrair novas empresas na área de energia eólica para Pernambuco. O evento reúne empresários e autoridades de toda a América Latina para discutir as novidades do setor. “Já temos algumas reuniões marcadas”, contou Saul.