Portos do Recife e de Suape começam a operar com Sistema Porto sem Papel

Os portos do Recife e de Suape começaram a operar, a partir do dia 03/07, fazendo uso do Sistema de Informação Porto sem Papel (PSP). A data de início do Oprocesso foi definida pela portaria de n° 162 da Secretaria Especial de Portos (SEP) do Governo Federal e publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de junho. “Estamos dando mais um passo para modernizar os portos do Estado. Esse projeto vai proporcionar maior organização e agilidade nos processos de liberação da operação dos navios. Isso significa um salto na qualidade logística no setor portuário do País e aproxima os portos brasileiros dos maiores portos do mundo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Frederico Amâncio. Com a inclusão dos dois portos pernambucanos no sistema, o Brasil contabiliza 15 terminais em operação.

O PROJETO - O Porto sem Papel é um sistema de informação, financiado pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e
desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Através do sistema (denominado Sistema de Informação Concentrador de Dados Portuários) todos os dados necessários para atracação, operação e desatracação dos navios são unificados e disponibilizados para todas as instituições envolvidas na atividade portuária (ANVISA, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e a Autoridade Portuária). Essa integração dos órgãos elimina a burocracia, diminui o tempo para obtenção das anuências e, consequentemente, o custo das operações em 25%, segundo estimativa da SEP. Além da agilidade nas operações, outro atrativo do sistema é e a economia de papel. Para se ter uma ideia, somente no Porto de Santos, primeiro porto a aderir o PSP, cerca de 17,5 toneladas de papel deixarão de ser utilizadas nos processos de liberação das operações dos navios durante um ano. Número que equivale a preservação de 340 árvores de eucaliptos. Com a implantação do projeto em todos os portos brasileiros, a previsão é que 1.100 árvores sejam poupadas por ano.

Os portos do Recife e Suape estão a três meses se preparando para a implantação do Porto sem Papel. O primeiro passo foi dado no dia 26 de março com a apresentação detalhada do projeto no auditório do Porto de Suape. Depois veio a etapa do cadastramento de todos os Agentes Portuários (empresas responsáveis pelo fornecimento das informações dos navios) e dos órgãos anuentes. E por fim, o treinamento. A SEP investiu R$ 114 milhões no Porto sem Papel e a intenção é que todos os 35 portos brasileiros implantem o projeto até junho de 2013. Até agora, 13 portos já operam com o sistema.