Cinco Arranjos Produtivos Locais (APLs) pernambucanos serão beneficiados com o trabalho de uma consultoria especializada, já a partir do mês de agosto deste ano. O apoio foi concedido pelo Banco Mundial (BIRD), através de uma parceria estabelecida com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Ad Diper e a Secretaria de Agricultura/Prorural. “É um reconhecimento das boas práticas dos programas Prometrópole e Prorural, financiados pelo banco e executados pelo governo de Pernambuco”, explica Verônica Ribeiro, Gerente de Segmentos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O trabalho será executado por seis consultores, durará sete meses (agosto de 2011 a abril de 2012) e contemplará os arranjos de Móveis, na RMR e em Pesqueira; Economia Criativa, em Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão e São Lourenço; Orgânicos, na Mata Norte; Bovinocultura Leiteira, no Agreste; e Caprinovinocultura, no Sertão Central e Pajeú.
Os consultores, que fazem parte do Instituto da Universidade de Roterdã (IISS) e do Banco Mundial, irão estudar os APLs, seus impactos na economia do Estado e realizarão workshops e oficinas com foco na gestão, contemplando os principais atores locais (empresários, estudantes, governo, etc.). A partir do resultado do trabalho serão desenvolvidos relatórios propositivos, que subsidiarão as secretarias nos projetos futuros para os locais atendidos.
Segundo Verônica Ribeiro, o trabalho irá ajudar o governo na tomada de decisões. “A partir de dados técnicos, iremos dar passos de qualidade para os APLs, diversificando e interiorizando o desenvolvimento”, afirmou. Todos os meses os consultores terão agenda no Estado, sendo que as atividades iniciais acontecerão de 29/08 a 16/09. Neste começo, eles serão acompanhados pelos técnicos do governo para visitar as regiões e já realizarão as primeiras oficinas.
O APL
O Arranjo Produtivo Local, APL, é um conceito mundial, também denominado Cluster, que se caracteriza por possuir uma unidade econômica e territorial, e que englobe em sua cadeia de produção, desde os insumos até o processamento industrial. Pernambuco possui diversos APLs que recebem o incentivo permanente do Governo do Estado, como estímulo a interiorização do desenvolvimento.
APLs receberão consultores internacionais do Banco Mundial
16/09/2011