Na manhã desta terça-feira (15/02), o secretário executivo de Gestão de Desenvolvimento, Roberto Abreu, representou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, SDEC, em café da manhã promovido pela Associação das Empresas de Planejamento e Consultoria Empresarial do Nordeste, a Assemp. O encontro reuniu empresários, consultores de planejamento e representantes do poder público em torno da discussão sobre o futuro econômico de Pernambuco. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, AD Diper, Marcio Steffani, também participou do encontro.
Para o presidente da Assemp e anfitrião do evento, Sérgio Xavier, o objetivo do café da manhã foi estreitar relações de trabalho, conhecer os projetos desenvolvidos pelo governo no setor econômico e buscar convergências de ações vislumbrando futuras parcerias. “Esse encontro é uma forma de conhecer melhor as propostas do governo. Trazemos aqui alguém que pode nos fornecer informações sobre seu segmento de atuação”, explicou Xavier. Roberto Abreu, que representou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, agradeceu o convite e confirmou a importância das parcerias para o sucesso dos projetos capitaneados pelo governo estadual.
Roberto citou a fábrica da Fiat, que será instalada no Complexo de Suape, para exemplificar os grandes investimentos que estão chegando ao Estado. “Trata-se de uma planta de última geração. Serão três espaços, divididos entre montadora, campo de provas e de pesquisa e desenvolvimento”, esclareceu. “Esse tipo de empreendimento gera uma qualidade de vida diferente para os pernambucanos. Ele solicita pessoas mais qualificadas”, lembrou. O secretário executivo disse, ainda, que empresas complementares já estão interessadas em investir no Complexo visando à instalação da Fiat em Pernambuco. “Já estamos recebendo propostas do setor hoteleiro, de gastronomia. Os trabalhadores vão precisar suprir suas necessidades naquela área”, disse.
O presidente da AD Diper, Márcio Steffani, complementou a apresentação da SDEC. O gestor falou sobre sua trajetória no Banco Nacional de Desenvolvimento, BNDES, lembrando que Pernambuco é o maior captador de recursos do Nordeste junto ao banco. “Isso é importante. Mostra que o Estado tem preocupação com a geração de renda e serviços”, enfatizou. Para Márcio, o maior de desafio da AD Diper é contribuir com a interiorização do desenvolvimento, transformando Goiana e Salgueiro em novos polos em Pernambuco, a exemplo do que aconteceu na região de Suape. “Os empreendimentos locais precisam ‘surfar essa onda’”, brincou o presidente. “O hotel, por exemplo, pode ser de rede nacional, mas nós esperamos é que ele seja do investidor local. Temos que pensar no médio e no pequeno investidor pernambucano. Os pernambucanos precisam estar em todos os grandes empreendimentos que estão aqui”, finalizou.
Encerradas as apresentações, foi a vez do público fazer perguntas sobre os temas expostos. Entre os questionamentos, o destaque foi para a preocupação com infraestrutura para a interiorização do desenvolvimento. O secretário Roberto Abreu lembrou que as obras necessárias para que novas indústrias tenham interesse em se instalar fora da Região Metropolitana do Recife já estão em execução. “Infraestrutura é uma questão que vem sendo atacada de frente com obras como a Transnordestina, por exemplo. Outra preocupação é com a questão da qualificação e formação de mão de obra, mas para isso já contamos com a parceria do Sistema S, da Petrobras e da nova secretaria estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo”, respondeu.
Desenvolvimento econômico de Pernambuco é discutido em encontro de empresários
15/09/2011