O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participa nesta quinta-feira (24), às 16h, da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil e de Confecções. O evento, que acontece no Palácio do Campo das Princesas, marcará também a constituição de uma Organização Social que funcionará como núcleo gestor da cadeia. Durante o encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, apresentará os detalhes da ação, destacando projetos como o Centro de Referência da Moda Pernambucana e o Programa de Inteligência Mercadológica.
De acordo com o gerente geral de Segmento Econômico, Felipe Chaves, o Conselho de Desenvolvimento da Cadeia Têxtil e de Confecções é fruto do Fórum Estratégico de Competitividade da Cadeia T&C, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e instituído pelo Governador Eduardo Campos, por meio do decreto nº 33.339, em abril de 2009. O Conselho tem como proposta elaborar um Plano Estratégico para o setor, identificar fontes, acompanhar políticas públicas e propor uma estrutura de governança para garantir a sustentabilidade das ações.
A Organização Social, estrutura de interesse público sem fins lucrativos, está prevista dentro do Plano Estratégico da cadeia e terá como responsabilidades integrar atores do setor, avaliar e monitorar a execução das atividades propostas e assumir projetos importantes para o desenvolvimento do segmento. O grupo é formado por representantes de secretarias estaduais, da Federação das Associações Comerciais de Pernambuco (Facep), da Petroquímica Suape, dos Sindicatos da Indústria do Vestuário (SindVest) e da Indústria de Fiação e Tecelagem (SindTêxtil).
O Núcleo Gestor da Cadeia T&C já nasce com atividades para monitorar. A primeira delas é o Centro de Referência da Moda Pernambucana, em Jaboatão dos Guararapes, projeto executado a partir de convênio, no valor de R$ 1.956.293,85, firmado entre a SDEC e a Petroquímica Suape. O Centro funciona nas instalações da Estação Cultural José Ermírio de Moraes e será um ponto de mostra permanente da moda no Estado, abrigando também um programa de incubação de empresas de designers e estilistas. Outro projeto de destaque é o Programa de Inteligência Mercadológica. Com orçamento de R$ 2,3 milhões, a ação prevê a aceleração da inserção comercial das empresas locais nos diversos mercados de moda.
Cadeia Têxtil e de Confecções é pauta de reunião com Governador Eduardo Campos
15/09/2011