Setor sucroalcooleiro faz primeira reunião da Câmara Setorial em 2011

O setor sucroalcooleiro reuniu-se, na tarde do último dia 22, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para a primeira reunião em 2011 da Câmara Setorial da Cana de Açúcar, Açúcar e Álcool. Na ocasião, representantes da indústria e dos fornecedores tiveram oportunidade de apresentar seus segmentos e, logo após, debater com o secretário Geraldo Julio sobre questões relativas ao setor.

Estiveram presentes na reunião o secretário executivo de Gestão do Desenvolvimento, Roberto Abreu; o presidente do Sindaçucar, Renato Cunha; o presidente do Sindicato dos Cultivadores de cana-de-açúcar (SINDICAPE), Gerson Carneiro Leão; o secretário executivo da Câmara, Fausto Pontual; o deputado estadual João Fernando Coutinho; o presidente da ALCO, Ricardo Pessoa de Queiroz Filho e o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana, Alexandre Andrade Lima.

Diversos dados foram expostos pelos representantes. Segundo Renato Cunha, a cana-de-açúcar do Nordeste gera 33% dos empregos da área no Brasil, e representa 12% da produção brasileira. “Nos últimos seis anos, foram 17 milhões de canas moídas na região”, afirmou.

Os embates financeiros das usinas da Mata Sul também foram pauta do encontro, já que, após as enchentes em 2010, as indústrias registraram prejuízos que geraram dívidas com fornecedores e problemas no escoamento da cana. O secretário Geraldo Julio reafirmou o compromisso do governo de Pernambuco com o setor, e assegurou que irá fazer o que for possível para viabilizar empréstimos junto à Caixa Econômica Federal para as usinas Norte Sul e Catende, que precisam de ajuda emergencial.