O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), está participando, neste fim de semana, do 13º Salão das Noivas Nordeste, no Centro de Convenções. O estande Pernambuco é uma parceria com a Sierra e Kelner Promoções e Eventos e Confraria Eventos. O espaço tem intuito de mostrar, através de produtores da capital e do interior do Estado, a nova expressão do design e arte pernambucanos, além da produção de cachaças, doces e licores para grandes eventos, principalmente, os casamentos.
A proposta é difundir a economia local, estimular a promoção de novos profissionais ainda pouco reconhecidos pelo mercado, valorizando a cultura e estimulando a economia criativa. “Nosso objetivo é fazer uma renovação dos eventos dessa natureza, inserindo novos fornecedores, novos valores que não são conhecidos no mercado local”, afirmou a Gerente de Segmentos Econômicos da SDEC, Verônica Ribeiro.
A cerimonialista Gisele Carneiro, que faz parte da Confraria e coordenou a organização do espaço, comentou a importância de utilizar a produção regional nos grandes eventos. “Levantamos várias informações para tornar esse estande um espaço com caráter regional, porém, glamoroso. Trabalhar com os artigos dos grupos produtivos faz toda a diferença”, afirmou Gisele.
O espaço tem a presença da Cachaça Nordestina e do Programa Empreender Comunidades, de Garanhuns; da Arte em Fibra de Banana, de São Vicente Ferrer; da cerâmica de Tracunhaém; dos vestidos da designer de moda Cris Ribeiro, do Recife; e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Todos os produtos serão expostos durante os dias de evento, e no domingo, os produtores estarão presentes. Tudo pode ser comercializado, tanto para o cliente final, como para compradores meio, que levam para revender ou utilizar os produtos como matéria prima. “Você pode entrar no estande e sair com a festa completamente pronta”, afirmou Verônica Ribeiro.
No primeiro dia do evento, o público, mesmo antes do horário de abertura do salão, já estava na porta aguardando o início. Durante todo o dia, a procura pelo Espaço Pernambuco foi bastante intensa. Ana Alice, que está noiva e casa em setembro deste ano, foi um exemplo disso. Apesar de já estar com quase todos os preparativos da festa prontos, ela foi conferir o estande e aprovou a ideia dos produtos regionais para casamentos. “Os artigos locais, como o licor e a cachaça, fazem toda a diferença na festa”, contou a noiva.
Outro aspecto interessante é que as noivas podem ter seus vestidos desenhados na hora pelos alunos do curso de design da UFPE - Caruaru, que utilizam em suas criações tecidos tipicamente pernambucanos, como a renascença. “Estou pensando nos modelos com o tema regional. As noivas podem levar os croquis dos vestidos para casa e usar para seus casamentos”, contou Carol Agra, aluna de design da UFPE.
O Salão das Noivas Nordeste ficará aberto até o domingo, 17/04, das 12h às 21h.
Artesãos e produtores de Pernambuco participam do 13º Salão das Noivas Nordeste
15/09/2011