Mais de 250 velejadores comemoram os 30 anos do Porto de Suape dentre d’água. O aniversário do maior porto público do Brasil será festejado com uma regata dividida em quatro classes: Oceânica, Laser, Optimist e Jangada. A largada da classe oceânica será a partir das 8h30. Serão três largadas com intervalo de uma hora no Pernambuco Iate Clube, nas proximidades do Marco Zero, em direção ao Porto de Suape, percorrendo um total de 40 km (entre 20 e 25 milhas náuticas).
“A idéia é contemplar os diferentes tipos de barcos que participarão dessa modalidade. Fatores como peso e tamanho das embarcações vão influir na velocidade que elas atingem, isso justifica a necessidade de três largadas”, explicou Marcelo Soares, capitão de flotilha e um dos organizadores do evento.
Entre os destaques está a tripulação do Estaleiro Atlântico Sul. O veleiro Tempo, da classe Vela Mar 31 pés, terá o ex-campeão brasileiro Robert Swan, que será o comandante da embarcação, e Pedro Lima, campeão pernambucano por sete vezes na classe laser. Os dois são funcionários da empresa.
“A experiência da equipe deve resultar em um bom desempenho, mas por outro lado as condições de vento não são muito boas. Os ventos estão muito fracos nesta época do ano, o que pode fazer com que a prova dure mais do que as três horas previstas”, explicou Swan.
No porto, serão montadas raias nas proximidades do cais 4 para competições paralelas. A expectativa é de que mais de 40 embarcações participem da disputa nas categorias optimist (barcos com um tripulante de até 15 anos), laser (embarcação para um tripulante) e jangada (com até 4 tripulantes por barco).
Para o presidente da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, Armando Júnior, a expectativa é grande entre os jangadeiros. “Nunca participamos de uma competição em uma área abrigada como o porto, nem tampouco tão próximo do público, que poderá acompanhar todas as manobras dos veleiros”, disse.
Porto de Suape festeja 30 anos com regata
19/07/2011