Pernambuco avança nas negociações para trazer a montadora chinesa Chery Automobile para o Complexo Industrial Portuário de Suape. Segundo o presidente da Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, confirmou a vinda do empreendimento.
O investimento, estimado em US$ 500 milhões, vinha sendo disputado com o estado de São Paulo.
Em novembro de 2007, a Fecomércio liderou uma missão empresarial à China e uma das cidades visitadas foi Wuhu, província de Anhui, sede da Chery.
Na ocasião, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, foi recebido em Wuhu pelo presidente da montadora, Ying Tongyao, que falou sobre o interesse da empresa em atuar no mercado brasileiro.
A prefeitura de Wuhu, que detém o controle acionário da Chery, informou que o estado teria a preferência em uma disputa pelo empreendimento, uma vez que foi o primeiro a secandidatar.
O vice-governador, por sua vez, comunicou a Tongyao a decisão do governador Eduardo Campos em proporcionar todas as condições para a instalação de uma unidade da empresa em Suape, incluindo obras de infra-estrutura e concessão de incentivos fiscais.
Numa primeira etapa, a idéia da Chery era montar uma central de importação com rede de concessionárias no Brasil, para depois implantar uma montadora. Para tanto, a empresa já vinha estudando possíveis parcerias com distribuidoras de veículos no Brasil.
Nos bastidores, comenta-se que as negociações envolviam, inclusive, o grupo Figueiredo, dono das lojas Via Sul (Fiat) e Eurovia (Renault) em Pernambuco.
Fundada em 1997, a Chery começou a montar carros em 1999. Dois anos depois, associou-se à maior fabricante do país, a Shangai, triplicando sua produção.
Hoje, a empresa é a quarta maior fabricante de carros da China, possuindo tecnologia própria, além de joint ventures com a norte-americana Chrysler (EUA) e com a Fiat (Itália).
Em 2007, a empresa produziu 381 mil veículos para vários segmentos. A Chery emprega mais de 25 mil pessoas.
Na América do Sul, a Chery Automobile está presente com uma planta em Montevidéu, no Uruguai, e distribuidoras no Chile, Peru, Equador e Colômbia.
No Uruguai, o investimento total previsto é de US$ 100 milhões, com meta de produzir 10 mil unidades por ano dos modelos Tiggo (T11), um utilitário 4x4, e, numa segunda etapa, 15 mil unidades do compacto QQ (S11).
O governo do estado não confirma nem nega a vinda da Chery para Pernambuco.
O diretor de novos negócios de Suape, Sidnei Aires, informou através da assessoria de imprensa que um executivo do complexo está em Brasília justamente para tratar do assunto (a implantação de uma montadora de veículos em Suape) e que só poderá revelar o nome da empresa e fornecer maiores detalhes quando a negociação for fechada.
Estado na mira de uma montadora
19/07/2011