Não chega a ser ainda promessa. Mas tudo indica que Pernambuco vai ganhar a instalação de uma montadora de automóveis. A sugestão é daqui, porém, os investidores, se de fato vierem, são nossos antípodas, são industriais e empresários chineses continentais. Eles viajaram de longe. Outros investidores, por sinal já instalados no Complexo Industrial-Portuário de Suape, também são de fora e andaram meio mundo para chegar até as praias de Ipojuca.
Suape é o empreendimento vitorioso por excelência de Pernambuco. O Complexo parte a história econômica do estado e, por extensão, do Nordeste, em dois lados perfeitamente distinguíveis. Um deles, cobre o ciclo da cana-de-açúcar. O outro, este de agora, abrange até ninguém sabe quando a fase em que imperam as modernas tecnologias. Suape veio de ser contemplado com um estaleiro, o maior da América do Sul, uma siderúrgica, um pólo petroquímico, uma refinaria de petróleos, densos e numerosos empreendimentos públicos e particulares articulados para desenharem o futuro do emprego e renda aqui.
Enquanto a Bahia conseguiu, há alguns anos, buscar no Rio Grande do Sul uma fábrica de carros pertencentes a uma das maiores montadoras do mundo, a Ford - fábrica por assim dizer desdenhada pelo governo gaúcho de então -, o nosso estado ficou a ver navios neste quesito até hoje, o que não tira a Suape a condição de empreendimento público-privado crescentemente vitorioso. Mas faltava-lhe uma fábrica de automóveis, uma montadora de porte significativo de sorte a coroar de maneira brilhante o esforço dos pernambucanos em assumir posto de relevo na história econômica do Brasil de hoje.
Sob todos os aspectos, a instalação de uma fábrica de carros em Pernambuco confere à província poderoso grau de maturidade. Fábricas de automóveis não se instalam em qualquer lugar. A natureza e a complexidade da planta em referência exigem a disponibilidade de infra-estrutura cabalmente assentada na área de operações da montadora, além de outras condições, por sinal numerosas, que se definem a nível de anteprojeto e projeto. A economia externa de uma fábrica de carros é coisa bastante complexa a começar pela rede de empresas supridoras de meios para as operações de construção e também de funcionamento pleno. Certa feita, um presidente da República disse ao dirigente de uma montadora em operações no país que queria de volta nas ruas certo tipo de carro popular. O empresário tentou explicar as dificuldades para trazer de volta ao mercado o automóvel em apreço, porém, o político insistiu. Então, disse ao presidente do país o diretor da montadora: "Uma fábrica de automóveis não é uma padaria!".
Sobre a fábrica que se espera ver, um dia, instalada no Complexo Portuário-Industrial de Suape, devem os pernambucanos falar baixinho, para que o pleito não suscite paixões desvairadas no vastíssimo território além de suas fronteiras. Não se trata, ainda, de negócio "fechado", é, na ocasião, negócio que se diria apalavrado. Tanto na China quanto no Brasil, decorrem negociações minudentes mantidas ainda em sigilo, depois do que,sim, virá a última palavra do investidor asiático. Antes deste investidor, poderá surgir outro de outra parte do mundo que não a Ásia. No ínterim, faz-se necessário que a crise financeira atual que corrói a economia do mundo inteiro seja atenuada a tal ponto que se possa acreditar de olhos fechados nos bons auspícios dos futuros negócios.
Assis Chateaubriand
Desgraçado do homem que não tem o coração onde está o seu trabalho
("O Juvenil Visionário, in 29.3.1944)
Frases
"Todos devemos prestar contas de nossa atividade à sociedade".
Filipe Melo, tabelião do 1º Ofício de Notas, sobre medida do TJPE que suspendeu repasse de cartórios inadimplentes e que não estão inscritos no CNJ
"Eles têm sempre insistido, achando que a dívida é ilegítima"
Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, falando que a proposta de renegociação da dívida de Itaipu feita pelo Paraguai é "irrealista"
"Sou uma espécie em extinção no partido"
Bill Richardson, escolhido para chefiar o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, definindo-se como um democrata favorável ao livre comércio.
Automóveis em Suape
19/07/2011