A criação dos pólos petroquímico e naval no Complexo Industrial Portuário de Suape foi o motivo para a chegada do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP) e da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) a Pernambuco. As duas instituições assinaram ontem, durante o lançamento do Suape Global, um protocolo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). O documento estabelece diretrizes para instalação de um escritório do IBP e da Onip para a realização de atividades de capacitação e eventos técnicos e científicos.
De acordo com o presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, será disponibilizado um espaço na sede da federação para a instalação do escritório das duas instituições, mas ainda há detalhes que serão estabelecidos no documento a ser firmado entre as partes no dia 27 de fevereiro. “Será um apoio para o cluster. É o primeiro e grande passo que já sai com ações programadas para o desenvolvimento do pólo”.
As duas instituições farão um levantamento das necessidades do setor de petróleo e gás para a realização de cursos e treinamento técnico. Também estão programadas a busca de parcerias técnicas e negócios com empresas internacionais. “Em janeiro, teremos uma reunião para estabelecer um programa de trabalho”, contou o secretário executivo da IBP, Álvaro Teixeira. O convênio terá uma duração de cinco anos.
IBP e Onip se instalarão em Pernambuco
18/07/2011