"Desejo reiterar a Vossa Excelência meus agradecimentos pelo convite para a bela festa com a qual Vossa Excelência encerrou as comemorações dos 30 anos decorridos desde a instituição da empresa Suape. De igual modo, parabenizá-lo pelo quase completo sucesso do evento, rico em brilho e fraternidade. A quase plenitude de sucesso do evento se deveu, todavia, a uma omissão. Acredito que involuntária da parte de Vossa Excelência, já que profissionais de imprensa, autoridades de hoje e do passado, persistem em olvidar, em seus pronunciamentos ou em seus artigos, a figura e as ações do ex-governador Dr. Nilo de Souza Coelho, o primeiro governador a lançar os fundamentos de Suape, através de Atos Oficiais públicos destinados à construção futura de um Porto Industrial dotado de Distritos Industriais e de um Aeroporto Supersônico, com a área de localização já definida na planície fluvio-sedimentar de Suape.
De entre as muitas provas desta assertiva, apresentamos a Vossa Excelência, por enquanto, apenas algumas das referências encontráveis, por ordem cronológica, nos seguintes jornais: Jornal do Commercio de domingo, 6 de dezembro de 1970, na coluna "Economia e Finanças - Informe Especial - Visão Pernambuco" de responsabilidade do jornalista Paulo Viana; Diário Oficial de 12 de Janeiro de 1971(três dias antes da passagem de governo para Dr. Eraldo Gueiros Leite), sob a forma de um Ato nº 92, do dia 8 de Janeiro de 1971; e com um testemunho publicado no Diario de Pernambuco de 26 de Março de 1976, sob o título Suape - Fatos e documentos, de responsabilidade do procurador judicial do estado de Pernambuco, Dr. Renato Jungmann. Adianto a Vossa Excelência, com a mais absoluta convicção, que documentos outros há, os quais serão oportunamente apresentados, que comprovam a determinação do governo Nilo Coelho de construir um porto industrial em Pernambuco desde os primórdios de 1969.
Com a amorosa intenção dereparar essa omissão não intencional, rogo humildemente que Vossa Excelência aceite a bela medalha e os valiosos e memoráveis selos com os quais fui tão honrosamente agraciado na festa da noite do último dia 20, e os entregue, formalmente, à digníssima senhora, que se chamava quando ainda solteira, de Maria Dulce Brennand Coelho, ( não sei o seu nome de casada ), filha primogênita do Dr. Nilo de Souza Coelho e de sua digníssima esposa D. Maria Tereza Brennand Coelho. Como a medalha não é personalizada, não haverá, para as gerações do futuro, qualquer vestígio dessa doação.
Como pública e despretensiosamente fazemos esta justa homenagem a Dr. Nilo de Souza Coelho, queremos também, publicamente elogiar a atitude que Vossa Excelência com certeza haverá de tomar, honrando também aquele governador através de sua primogênita, como honrou a Dr. Eraldo Gueiros Leite, a Dr. José Francisco de Moura Cavalcanti e a Dr. Miguel Arraes de Alencar, na pessoa de seus, primogênito, sobrinho e primogênita, respectivamente, e presentes à cerimônia festiva na noite do último dia 20 de dezembro.
Com os sinceros votos de um Natal cheio do amor de Cristo em seu coração, e de inumeráveis bênçãos de Deus sobre o seu trabalho e sobre sua família em 2009, subscrevo-me, verdadeiramente alegre e feliz, no Recife, no dia 22 de dezembro de 2008, mui cordialmente, Luís Siqueira.
O grande esquecido
18/07/2011