Suape licita obra na TDR-Norte

A direção do Complexo Industrial de Suape abriu licitação para construir a batizada express way (via expressa), um caminho alternativo para entrar no porto, que começará no trecho da Caninha 51, na BR-101, onde também será construído um viaduto, até a TDR-Norte, estrada que será duplicada no projeto.

O edital para a obra, com custo estimado em R$ 122 milhões, está disponível a partir do dia 6 e os envelopes, com as propostas de preço, serão abertos em 10 de fevereiro.

Os serviços incluem, ainda, a adequação do contorno do Cabo de Santo Agostinho.

“Trata-se de uma execução civil onerosa porque vai interferir em 22 obras, como a construção do viaduto, a intercepção com a PE-28 e a confluência com a PE-60 e a BR-101.

Cremos que a express way ficará em torno de R$ 122 milhões mesmo”, disse o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha.

Os trabalhos deverão ser custeados pela verba de R$ 120 milhões liberada pela Petrobras, fruto de um pacote de R$ 455 milhões financiado pela estatal para o Governo de Pernambuco em julho passado, destinado a atender a infra-estrutura da Refinaria Abreu e Lima.

A via expressa compreende 16 quilômetros de estrada, sendo oito novos quilômetros e o restante de duplicação da TDR-Norte. Hoje, para acessar Suape, os veículos precisam passar pela PE-60, dentro da zona urbana do município do Cabo de Santo Agostinho.

A pista se ligará à TDR-SUL, em fase de duplicação (R$ 38 milhões), seguindo pela avenida Portuária até o distrito de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca.

Espera-se concluir a TDR-Sul até abril de 2009, bem como o término da estrada de contorno da Refinaria Abreu e Lima (quatro quilômetros), avaliada em R$ 22 milhões, e a obra da retroárea e do berço de atracação do Cais 5, orçada em R$ 108 milhões.