União inicia em fevereiro compra de açúcar do NE

A primeira compra de açúcar que o governo federal vai fazer às usinas do Nordeste deve ocorrer em fevereiro. Ontem, foi realizada uma reunião, em Brasília, para definir a regulamentação de como será feita a aquisição desse produto. “Pelo que foi discutido, a compra será feita em leilão com o preço balizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) para os Estados de Alagoas e Pernambuco”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha.

Valor que é um pouco abaixo do mercado.

A compra do açúcar foi prometida como uma medida emergencial para ajudar o setor prometido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, quando ela visitou Pernambuco em dezembro. Na ocasião, as usinas estavam reclamando das restrições de crédito provocadas pela crise internacional, que diminuiu o financiamento às exportações.

No total, o governo federal vai comprar 5,4 milhões de sacos de 50 quilos (kg) de açúcar cristal. O produto será distribuído em várias iniciativas bancadas pela União, como cestas básicas e merenda escolar.

A primeira compra deverá ser de 1,8 milhão de sacos de 50 kg de açúcar e deverá ser dividida em três lotes, cada um com 600 mil sacos.

“Para o setor, é importante que essa compra ocorra antes da entressafra para que as empresas fiquem com maior liquidez e organizem melhor o seu fluxo de caixa”, comentou Renato Cunha. No Nordeste, a entressafra começa no próximo mês.