A empresa Weld One vai implantar um centro de treinamento e capacitação de mão-de-obra na BR-101, na área urbana do Cabo de Santo Agostinho. O investimento será de R$ 2 milhões. Os cursos serão oferecidos a partir do dia 15 de abril.
O foco das capacitações será na área de soldagem industrial. "Para nós, Suape é uma área estratégica", comentou o presidente da Weld One, Marcos Almeida, acrescentando que a empresa deseja treinar mão-de-obra para os empreendimentos que estão se instalando no local, como a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul, entre outros.
Além da capacitação em solda, o centro oferecerá oito cursos profissionalizantes, todos voltados para a área de petróleo e gás, como segurança do trabalho, qualidade, gerenciamento de refinaria, gerenciamento de estaleiro, gerenciamento de portos e suporte marítimo.
O empreendimento vai empregar 20 funcionários na sua primeira fase, que vai de abril a dezembro de 2009. Isso inclui o pessoal da administração, pedagogos, treinadores, instrutores, técnicos especializados e as pessoas que vão trabalhar na manutenção.
A Weld One tem sede em São Sebastião, no litoral de São Paulo, onde atua há cinco anos.
O centro terá a capacidade de treinar até 2,5 mil soldadores. "A nossa intenção é oferecer esse serviço para as pessoas que moram nos municípios que estão num raio de 40 quilômetros de Suape", comentou.
Ontem, Almeida, passou a manhã com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Alexandro Gomes, acertando os detalhes da implantação do novo projeto.
Inicialmente, os instrutores do centro virão de São Paulo para ficar temporariamente até que sejam formados novos instrutores no Estado. A Weld One forma técnicos para atuar em plataformas de petróleo, oleodutos, estaleiros e outras unidades industriais de grande porte.
Porto de Suape atrai empresa de treinamento
18/07/2011