Plano contempla fábrica de fertilizantes

O diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, anunciou, ontem, que o novo plano de investimentos da companhia para 2009-2013 vai contar com a construção da terceira fábrica de fertilizantes no Brasil. A capacidade da unidade será de 1 milhão de toneladas. Ele declarou que o local ainda está em análise, mas, em dezembro de 2007, a estatal havia iniciado um estudo de viabilidade econômica para erguer uma fábrica de fertilizantes em Pernambuco, num espaço contíguo ao da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape.

Conforme publicou a Folha de Pernambuco à época, a planta deverá produzir 330 mil toneladas anuais do fertilizante sulfato de amônia, utilizando, como matéria-prima, o ácido sulfúrico que sobra do processo do refino do petróleo. Ontem, a Petrobras informou que o estudo não avançou devido à oscilação do preço do petróleo e do fertilizante, mas que a opção pelo Estado não está descartada. Além de dar destino as 750 toneladas de ácido sulfúrico geradas diariamente na refinaria, a produção do fertilizante atenderia o setor sucroalcooleiro de Pernambuco e Alagoas.

Costa também confirmou a construção de duas refinarias Premium, uma no Maranhão e outra no Ceará, com previsão da primeira fase de cada uma delas entre em operação em 2013 e 2014, respectivamente. Na primeira etapa, a unidade maranhense terá capacidade de produzir 300 mil barris por dia e a cearense, 150 mil.