O Governo do Estado está em processo de negociação para a instalação de mais um estaleiro no Complexo Portuário de Suape, o segundo no local depois do Atlântico Sul. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, dois grandes grupos visitaram Pernambuco para avaliar a possibilidade da instalação e um deles deve optar pelo Estado. A definição, no entanto, só deve acontecer entre os dias 20 e 25 de fevereiro.
Por conta da grande demanda de encomendas do pré-sal por parte da Petrobras, estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia, além de Pernambuco, estão disputando investimentos nas áreas da indústria naval e de off-shore (equipamentos e plataforma alto-mar). “Esses estados já são ativos nesses setores e novos grupos estão se articulando para a criação de novas empresas”, afirmou.
O local onde a planta do estaleiro será instalada ainda não foi definido, já que o Governo do Estado vai primeiro definir onde ficarão os 300 hectares do projeto Suape Global.
Calçados
Até o dia 12 de fevereiro, serão anunciadas as duas fábricas de calçados que serão instaladas no interior de Pernambuco. Mas, de acordo com Fernando Bezerra Coelho, esse número pode subir para três. Uma delas já está confirmada para Timbaúba. Há cerca de um ano o Governo do Estado negocia com as empresas Paquetá, Dakota e Alpargatas a atração de unidades de calçados para Pernambuco.
Suape pode ganhar mais um estaleiro
15/07/2011