O edital para dragagem e derrocagem do Porto de Suape, previsto para ser lançado amanhã, foi adiado para 15 de abril. O motivo da prorrogação foi porque a direção de Suape fez uma nova demanda para a Secretaria Especial de Portos solicitando que, além dessas intervenções, acrescente no plano de obras o reforço dos cabeços (extremidades) dos arrecifes. A inclusão desse serviço elevará de R$ 240 milhões para R$ 320 milhões o volume que Suape precisará do Programa Nacional de Dragagem, que reserva R$ 1,5 bilhão para os portos do País.
A intenção dos diretores do porto é aproveitar o mesmo repasse de verba para executar um trabalho de infraestrutura que já servirá para outros mais adiante. Como a Ilha de Cocaia vai receber, brevemente, um terminal de minérios, a profundidade dos cabeços necessitará de melhor sustentação, e por isso deverá passar dos atuais 15,5 metros para 20 metros. “Esse serviço não estava previsto, e ainda passará pela aprovação do Congresso Nacional. Por isso o lançamento do edital foi adiado. Mas por uma causa justa, pois devemos aproveitar esse momento de liberação de recursos”, disse o diretor de Engenharia e Meio Ambiente de Suape, Ricardo Padilha.
A dragagem (aumento da profundidade) e derrocagem (retirada de pedras e detritos que alteram a capacidade de navegação) apenas na bacia de evolução vão proporcionar um aprofundamento do canal de 15,5 metros para 18,5 metros, tornando Suape o único porto do Brasil com essa margem. O do Recife foi um dos primeiros do País a ter dinheiro liberado pelo PAC para dragagem, já em execução.
Edital de dragagem é adiado para abril
15/07/2011