Três empresas nacionais estão concorrendo para a construção do segundo estaleiro em Pernambuco. Segundo informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, o novo estaleiro deve ocupar uma área de 80 hectares, mesmo tamanho inicialmente anunciado para o Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A previsão é de que o anúncio da empresa seja dado até o fim do mês.
Durante a primeira reunião anual do Conselho Estadual de Política Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), Bezerra Coelho afirmou que, apesar de serem brasileiros, todos os grupos interessados no empreendimento possuem parcerias estrangeiras. “Uma das empresas em questão possui uma parceria com uma empresa de tecnologia americana, que pode ser utilizada no novo estaleiro”, contou Bezerra Coelho. Os grupos também mantêm contato com coreanos e indianos.
Para receber o segundo estaleiro, Pernambuco está concorrendo com os estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Rio de Janeiro. A potencialização da indústria naval e off shore (equipamentos e plataformas em alto-mar) no Estado deverá acontecer devido à grande demanda de encomendas do pré-sal por parte da Petrobras. Em março, o secretário foi a São Paulo para se reunir com grupos empresariais interessados no Estado. Lá manteve contato com investidores nacionais, associados a estrangeiros, que estão dispostos a construírem o segundo estaleiro em Suape.
Concorrência fica entre 3 empresas
15/07/2011