Governo e Sindaçúcar acertam medidas contra crise no setor sucroalcooleiro

Alguns pedidos devem ser feitos junto ao Governo Federal como a concessão de financiamento de R$ 500 milhões, para pagamento dos salários dos trabalhadores durante a entressafra


O governador Eduardo Campos recebeu, segunda-feira, a diretoria do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool, e empresários, para tratar da crise no setor sucroalcooleiro do Nordeste. A reunião serviu de preparação para o encontro que o Governador e o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, terão amanhã, em Brasília, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.


Alguns pedidos devem ser feitos junto ao Governo Federal como a concessão de um financiamento em torno de R$ 500 milhões - valor referente somente a Pernambuco, para pagamento dos salários dos trabalhadores durante a entressafra. Eduardo Campos também vai sugerir que o Governo Federal realize a compra antecipada da produção das usinas nordestinas: “Vamos propor que a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - adquira o açúcar, e que a Petrobras fique com o álcool produzidos”, adiantou.


Os empresários saíram satisfeitos da reunião, que teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. “Como sempre, o Governador mostrou-se preocupado com a estabilidade das empresas que geram emprego em Pernambuco e se colocou à disposição para fazer uma interlocução efetiva, firme, contínua com o Governo Federal, para que haja uma injeção de liquidez em todo o sistema produtivo”, disse Renato Cunha.