Estado vai anunciar novo estaleiro

Segundo empreendimento do ramo em Suape será oficializado este mês

O Complexo Industrial Portuário de Suape está prestes a ganhar um segundo estaleiro. O Governo do Estado deverá anunciar, até o fim deste mês, a formalização de um consórcio de empresas interessado em construir o empreendimento. O novo estaleiro poderá ter um tamanho equivalente ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS), o primeiro que está em construção no complexo no valor de R$ 1,4 bilhão. A potencialização da indústria naval e off shore (equipamentos e plataformas em alto-mar) no Estado deverá acontecer devido à demanda de encomendas do pré-sal por parte da Petrobras.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, não quis adiantar muita coisa, mas garantiu que o segundo estaleiro está “saindo do forno”. “Os dois estaleiros poderão ser concorrentes ou parceiros e há uma área em Suape de 120 hectares que está prevista, próximo ao EAS”, disse. Em março, o secretário foi a São Paulo para se reunir com grupos empresariais interessados. Lá, manteve contato com investidores nacionais, associados a estrangeiros, que estão dispostos a construírem o segundo estaleiro em Suape.


O EAS conta com uma capacidade de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano, 1,620 milhão de metros quadrados de terreno, área industrial coberta de 130 mil metros quadrados e um dique seco de 400 metros de extensão, com 73 metros de largura e 12 metros de profundidade. As obras do empreendimento foram iniciadas em agosto de 2007, com previsão de concluir em dezembro deste ano.


Em setembro passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia onde foi cortada a primeira lâmina de aço para a construção do primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef I), previsto para abril de 2010. Dentro desse programa, o EAS conquistou um lote para a construção de dez navios-petroleiros do tipo Suezmax, avaliados em US$ 1,209 bilhão.