Estado inicia discussões sobre implantação de ZPEs

Representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico de Pernambuco definiram em reunião com dirigentes da AD Diper e do Complexo Industrial Portuário de Suape as exigências para implantação de Zonas de Processamento de Exportações - ZPEs no Estado. No encontro, o secretário Fernando Bezerra Coelho apresentou as propostas discutidas e as medidas aprovadas, previamente, no 10º Fórum Permanente de Governadores do Nordeste, realizado no último dia 6, em Montes Claros, Minas Gerais.


O secretário-executivo de Articulação e Desenvolvimento de Negócios, Alberto Galvão, explicou que os Estados presentes no fórum fizeram várias propostas para garantir agilidade e facilitar a implantação das ZPEs. Nessa nova reunião, a pauta de discussões incluiu o modelo de ZPE mais favorável ao Estado de Pernambuco, com a definição de detalhes como localização, área e o segmento que deverá ser focado para a implantação desse novo regime aduaneiro.


“A proposta do Governo do Estado é que as discussões sejam ampliadas para outras instituições, a exemplo da Associação Brasileira de ZPEs, a Receita Federal e as empresas que deverão ser implantadas na área destinada à ZPE de Pernambuco”, disse Galvão. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico também pretende interagir com os consultores que estão cuidando do Plano de Desenvolvimento de Suape para discutir aspectos como localização, vias de acesso, delimitação de área e todos os temas inerentes à criação de uma Zona de Processamento de Exportações.