Workshop prepara estudantes para trabalharem no estaleiro
Após 1,2 mil estudantes de Jaboatão dos Guararapes e Moreno participarem do segundo workshop de capacitação para trabalhar no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no próximo dia 8 a oportunidade será para 1,3 mil alunos dos municípios de Escada, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Após o processo, todos eles serão cadastrados pela Agência do Trabalho e convocados para passarem por um processo seletivo junto ao EAS, com fases de entrevista e nivelamento técnico. Na primeira vez em que o evento foi realizado, em fevereiro, 2,4 mil estudantes foram capacitados.
Os estudantes passam por uma pré-seleção nas escolas estaduais e municipais, que agora também fazem parte do projeto. Para ingressarem no workshop, os jovens precisam ter ao menos 18 anos e estarem cursando o último ano do Ensino Médio ou terem concluído no ano passado. Ainda há a necessidade de os alunos estarem matriculados no Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo que tem formatura marcada para junho deve estar inserido no Programa Travessia.
Segundo a gerente de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Cantaluce Lima, todos os participantes do workshop cadastrados serão convocados para o processo seletivo no Estaleiro, alguns deles na próxima semana. O Estaleiro ainda pretende chamar profissionais de segmentos específicos, voltados para o setor de serviço, cadastrados no banco de currículos do Programa de Mobilização para a Indústria do Petróleo e do Gás (Prominp), mas não há previsão para a convocação.
“Vai depender da demanda dos empreendimentos. A disponibilidade será de acordo com as necessidades que forem identificadas. São cerca de mil qualificados no banco de dados”, afirmou o coordenador do programa, Antonio Sotero.
Capacitação para 1,3 mil jovens
15/07/2011